22 de fevereiro de 2013

Somente leite materno?

Sim! Os recém-nascidos não precisam de nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico.
Hmmm...mas aí o bebê está com cólica e a vovó fala para dar um chazinho. Está muito calor e a vizinha insiste que ele precisa de um pouquinho de água. Não e não. No aleitamento exclusivo, a criança recebe somente leite materno, nenhum outro líquido ou sólido, com possível exceção para medicamentos.
Oferecer outros alimentos e líquidos diminui a ingestão de leite materno, o que pode ser desvantajoso para a criança, já que muitos alimentos e líquidos oferecidos às crianças pequenas são menos nutritivos que o leite materno, além de interferir com a biodisponibilidade de nutrientes-chaves do leite materno, como o ferro e o zinco (Giugliani. Elsa R. J, 2000).


Somente leite materno


Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.

4 de fevereiro de 2013

Pão tricolor (espinafre, beterraba e cenoura)

Cores
½ maço de folhas de espinafre cozidas, espremidas e moídas (no mixer)
1 beterraba picada, cozida, escorrida e moída (no mixer)
1 cenoura picada, cozida, escorrida e moída (no mixer)


Massa
30g de fermento de pão (fresco)
½ xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de sal
½ xícara (chá) água
1 colher (sopa) açúcar
2 ovos
5 dentes de alho amassados e moídos
1 quilo de farinha de trigo (aproximadamente)
1 colher (sopa) de azeite para passar no pão
1 colher (sopa) de gergelim


Preparo
Faça uma mistura com o fermento, o açúcar, a água e um pouco de trigo, de forma que fique com aparência de cola. Então, deixe descansar por 10 minutos.
Coloque em uma batedeira os ovos, o óleo, o alho e a mistura do fermento. Bata um pouco para homogeneizar e vá acrescentando o restante do trigo, já misturado com o sal até virar uma bola.
Retire e divida a massa em três partes. 
Misture a primeira parte com o espinafre, a segunda parte com a beterraba e ultima parte com a cenoura. Sempre sovando e acrescentando trigo até desgrudar das mãos.
Deixe crescer por uma hora (cada massa separadamente) em vasilha tampada.
Após as massas terem crescido, coloque cada uma das três cores em uma única forma de pão untada e  forrada com papel manteiga. Aperte bem cada uma dela.
Deixe crescer por uma hora.
Por último, unte a massa com azeite e salpique o gergelim. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.

Pão tricolor (espinafre, beterraba e cenoura)

Obs: o da foto foi feito sem a camada de cenoura (cenoura em falta na geladeira rs).


Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.
Site Fernanda Magro - Nutricionista Jundiaí