22 de novembro de 2011

Anorexia nos homens

Culturalmente, os homens costumavam ter uma maior resistência à pressão da sociedade pelo corpo perfeito. Atualmente, segundo Paula Melin, basta ir para qualquer praia do país e verificar a multiplicação de "saradões" e "pitboys" para constatar a disseminação de um modelo beleza masculina baseado num corpo cada vez mais magro, atlético, musculoso e com torso em forma de “V”.
Os homens possuem um padrão de transtorno alimentar diferente do das mulheres: abusam menos de laxante por ter uma maior facilidade de perder peso, costumam desenvolver os transtornos alimentares mais tarde, entre 18 e 26 anos, e é mais comum o histórico de obesidade.
O início, geralmente, é o mesmo. Começa com uma dieta com restrições a alimentos que se julga serem mais calóricos. A restrição vai aumentando progressivamente, associada a exercícios físicos até o jejum. No caso de anorexia, há diminuição dos níveis de testosterona e da libido, com possibilidade até de impotência.
O culto ao corpo e a prática excessiva de musculação já receberam até uma classificação nova dentro dos transtornos alimentares. O distúrbio vem sendo chamado de vigorexia ou anorexia nervosa reversa.
As pesquisas mostram que os homens tendem a responder mais rápido ao tratamento, mas a recuperação total nunca é fácil.

Leia o texto completo:
http://www.unesp.br/proex/programas/pdg_anorexia_e_bulimia_masculina.pdf

Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.

8 de novembro de 2011

Receita de Patê de frango light

Patê de frango light

Ingredientes
½  peito de frango cozido e desfiado (temperado com sal, cebola e alho)
2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
1 colher de sopa de cebola ralada
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 potinho de creme de ricota light


Modo de Preparo
Misture bem todos os ingredientes e, se necessário, acrescente mais sal. Leve para a geladeira (por no mínimo 1 hora) até o momento de servir.
Site Fernanda Magro - Nutricionista Jundiaí