9 de junho de 2011

O inverno engorda?

O funcionamento do organismo depende de uma temperatura adequada, em torno de 37ºC. Para manter a temperatura corporal dentro da faixa de normalidade, durante os dias mais frios, o corpo precisa aumentar a produção de calor, gastando, assim, mais calorias. No inverno, o metabolismo aumenta cerca de 10%.
O aumento do apetite no inverno é normal, já que o corpo precisa de mais energia para produção de calor. Então, comer um pouquinho a mais no inverno não é a causa do ganho de peso, pois o metabolismo está mais acelerado, “queimando” essa maior ingestão de alimentos para a regulação da temperatura corporal.
Na realidade, o problema é que no frio as pessoas ficam mais paradas, diminuem o ritmo das atividades físicas e exageram nos alimentos mais gordurosos, resultando no ganho de peso.
Quem segue uma alimentação equilibrada, sem exageros e mantém um programa de exercícios físicos consegue, facilmente, manter ou mesmo emagrecer nesse período.
A dica é manter os exercícios e caprichar nos chás quentes, sopas, vegetais cozidos, leite desnatado com cacau e adoçante, frutas aquecidas...


Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.
Site Fernanda Magro - Nutricionista Jundiaí