9 de agosto de 2010

Pimenta para controlar o peso

A capsaicina, substância presente nas pimentas, já vem sendo bastante pesquisada graças a alguns benefícios como: melhora da digestão, do colesterol e alívio de dores de cabeça. Novas pesquisas indicam que essa substância, presente na parte mais esbranquiçada da pimenta, também possui efeito termogênico e promove a diminuição do apetite, ajudando no emagrecimento e no controle de peso.
Para ter efeito, a pimenta precisa ser incluída, frequentemente, em várias refeições ao dia, mas cuidado: ingerida em grande quantidade pode irritar as mucosas e até causar vômito.

Importante lembrar também que indivíduos com gastrite, úlcera ou hemorróidas não devem fazer uso, uma vez que a capsaicina pode agredir as mucosas e agravar esses quadros.
Saiba mais sobre a capsaicina: Capsaicina: da pimenta para usos terapêuticos

Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.

2 de agosto de 2010

Será que você está alimentando sua memória?

A deficiência de certas substâncias, assim como a ingestão exagerada, principalmente, de gordura saturada (proveniente de alimentos de origem animal), influencia negativamente o desempenho cognitivo e a memória.
Alimentos ricos em açúcar elevam a formação de Ômega 6, um dos responsáveis pelo processo inflamatório, que “envelhece” as células. As gorduras saturadas, as trans e o colesterol também estão associados à inflamação e ao dano de proteínas, as quais afetam o funcionamento do cérebro. Já o álcool, além da perda temporária de memória, pode prejudicar a formação de novas células cerebrais.
Ainda é preciso ficar atento à forma de preparo dos alimentos, pois a queima de queijos e carnes (“crostinha”) libera toxinas prejudiciais à memória.
Além desses cuidados, não deixe faltar na alimentação: frutas (destaque para as vermelhas pela presença de Fisetina), vegetais, peixes e  ovo, pois contêm substâncias que, quando deficientes, desfavorecem os mecanismos do cérebro associados à memória. 

Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.      
Site Fernanda Magro - Nutricionista Jundiaí