28 de julho de 2011

E o que é Colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura e é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano: funciona de matéria-prima para as membranas celulares, participa da produção da vitamina D, apresenta importância para estrutura do cérebro e das células nervosas, é usado para produzir hormônios...
Quando se diz que o colesterol faz mal, trata-se do seu excesso no sangue. 
O excesso da taxa de colesterol é, realmente, um malefício à saúde, já que leva à esclerose das artérias, aumentando o risco das doenças cardiovasculares.

Veja alguns alimentos ricos em colesterol:

- Carnes gordas (cupim, picanha, vísceras, costela, pele de aves...).
- Bacon e toucinho.
- Produtos embutidos (salsicha, salame, presunto, mortadela...).
- Leite integral.
- Queijos amarelos (queijo prato, queijo mussarela, parmesão..).
- Manteiga, banha, creme de leite.
- Frutos do mar como camarão, lagosta, lagostim, siri, caranguejo.
- Alimentos fritos.
- Folhados e chocolates em geral.

Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.

22 de julho de 2011

Sorvete de Banana e Cacau


Ingredientes:
  • 2 bananas
  • 1 colher de cacau em pó sem açúcar

Modo de Preparo:
Congelar as bananas maduras, com a casca lavada e embrulhadas em papel manteiga, deixando 1 noite ou 4 horas. Retirar a casca e picar a banana congelada. Bater no liquidificador (no pulsar) com o cacau. Consumir imediatamente.


Fonte:
**Receita elaborada pela Nutricionista Maria Cristina Menks Ribeiro (www.vponline.com.br)

6 de julho de 2011

Doação de leite materno

A Secretaria de Saúde de São Paulo pede às mulheres de todo o Estado que estejam amamentando que façam a doação de leite materno neste mês de julho. As baixas temperaturas e, principalmente, o período de férias escolares fazem com que haja queda de até 50% no volume de leite dos bancos, que é usado para alimentar os bebês prematuros ou doentes, que estão internados e precisam ganhar peso.
Mulheres de qualquer idade, que tenham bebês sendo alimentados exclusivamente com leite materno e que tenham sobra do alimento, podem ser voluntárias e ajudar outros bebês. As únicas exigências são que as doadoras não estejam tomando nenhuma medicação, drogas ilícitas ou fumando mais de dez cigarros por dia.
A secretaria destaca que, comprovadamente, as mulheres que amamentam e doam o leite evitam o empedramento das mamas e têm recuperação da forma física mais rápida. As mulheres que puderem colaborar podem entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência para pedir orientação sobre a forma correta de coleta e armazenamento. A lista das unidades está disponível no portal http://www.redeblh.fiocruz.br/.
Site Fernanda Magro - Nutricionista Jundiaí