17 de janeiro de 2011

Identificação do nível de hidratação pela cor da urina

Identificação do nível de hidratação pela cor da urina

A tabela acima pode ser usada para identificar o grau de hidratação do organismo. Comparando a cor da urina com a da tabela é possível saber se a ingestão de líquidos está adequada e, no caso de inadequação, fazer a correção da mesma.
Quanto menor o número, melhor o resultado. A urina classificada de 1 a 3  indica bom estado de hidratação. Entre 4 e 6, o indivíduo está mal hidratado e,  classificação 7 e 8, é sinal de desidratação.

 Precauções:
Alguns medicamentos e alimentos podem alterar a coloração da urina, invalidando o resultado deste teste.
As cores que você vê na tela também podem estar diferentes da tabela original. Portanto, este quadro só deve ser usado como um guia. A comparação mais precisa deve ser feita com a fonte original.

Observação: outras colorações de urina podem indicar problemas de saúde. Como exemplo, tem-se a urina turva/escura como possível indicativo de infecção do trato urinário e marrom-escura/limpa, de doenças hepáticas. Desta forma, qualquer anormalidade deve ser investigada com um médico.

Fontes:
Armstrong, L.E., Maresh, C.M., Castellani, J.W., Bereron, M.F., Kenefick, R.W., LaGassee, K.E., and Riebe, D. (1994). "Urinary Indices of Hydration
Status.", Int. J. Sport Nutr., 4, 265-279. Armstrong, L.E., Soto, J.A., Hacker, F.T., Casa, D.J., Kavouras, S.A., Maresh,
C.M. (1998). "Urinary indices during dehydration, exercise, and rehydration." Int. J. Sport Nutr. 8: 345-355.
Armstrong, L.E. (2000). Performing in Extreme Environments, Human Kinetics. Champaign, IL.

Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.
Site Fernanda Magro - Nutricionista Jundiaí