28 de junho de 2010

Tomar Líquido com a refeição engorda?

Tomar Líquido com a refeição engorda?
Uma boa mastigação envia um estímulo de saciedade ao cérebro, que regula a ingestão dos alimentos. Beber durante a refeição, normalmente, resulta em mastigar menos e de forma mais rápida, favorecendo assim a um maior consumo de alimentos. Por isso, evitar líquidos junto com as refeições principais (almoço/jantar), pode auxiliar o controle da ingestão de alimentos e, consequentemente, o controle de peso.
As pessoas que sentem desconforto abdominal após as refeições também devem evitar ingerir líquido com a comida, pois este dilui o ácido clorídrico e prejudica o processo de digestão, gerando a sensação de estômago pesado.
O ideal é beber água entre as refeições. Até 30 minutos antes ou duas horas depois.

Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.

14 de junho de 2010

Compulsão Alimentar

"...é importante lembrar que os transtornos alimentares não emergem abruptamente, mas se desenvolvem ao longo de vários anos, a partir de predisposições presentes desde o nascimento do indivíduo, de vulnerabilidades que emergem nas primeiras etapas da vida e de ocorrências mais tardias na sua história."

Interessou-se pelo tema?Visite o site http://compulsaoalimentar.com/

Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.

7 de junho de 2010

Linhaça Marrom ou Dourada?

Rica em fibras, que promovem a saciedade e o bom funcionamento do intestino e rica, também, em ômega-3 e ômega- 6, os quais oferecem proteção cardiovascular (redução do “colesterol ruim” – LDL), a semente de linhaça vem sendo alvo de muitos estudos - que incluem a diminuição do risco de alguns tumores - e seu consumo cada vez mais difundido.
A introdução da linhaça na alimentação deve ser feita de forma gradual, podendo ser consumida com iogurte, frutas ou sucos.
Na forma de farinha, ela é melhor aproveitada pelo corpo. A casca pode passar intacta pelo trato digestório quando a linhaça é ingerida na forma de semente, portanto, triturada, ela aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes.
Como farinha de linhaça oxida facilmente, o ideal é comprar a semente, batê-la no liquidificador e consumi-la em seguida.
A diferença entre a linhaça dourada e a marrom está na casca e não no valor nutricional. A dourada possui a casca mais fina, logo a sua trituração é mais fácil e a biodisponibilidade dos nutrientes maior. Mas se bem triturada, a semente de linhaça marrom é bem aproveitada e não fica atrás da dourada, sendo uma boa escolha considerando a vantagem de preço.



Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.
Site Fernanda Magro - Nutricionista Jundiaí