29 de abril de 2010

Receita para fazer antes da festa!


Aniversário? Festa de casamento? Almoço especial?
Todos os meses temos comemorações envolvendo alimentos não tão saudáveis e com uma quantidade maior de caloria, preocupando as pessoas que estão cuidando da saúde e do peso. A saída é usar o bom senso e comer com moderação. Além disso, segue uma dica para minimizar a absorção de carboidrato, de gordura , de colesterol e, ainda, proporcionar maior saciedade. Trinta minutos antes destas refeições, ingerir a mistura:

- 200g de iogurte natural desnatado
- 1 colher de sopa de aveia em flocos
- 1 colher de chá de farinha de feijão branco (extrato de feijão branco)

O iogurte favorece às funções gastrintestinais e, aliado à aveia, proporciona maior saciedade, assim ninguém chegará com fome à festa. A aveia é rica em fibra solúvel (ß-glucana), que, ao se ligar aos ácidos biliares, reduz a absorção de gordura. Já o extrato de feijão branco contém uma glicoproteína chamada faseolamina, capaz de reduzir de maneira significativa a ação da enzima responsável pela digestão de carboidrato, resultando na inibição da absorção de até 20% do carboidrato ingerido.

Importante: o excesso de faseolamina não traz maior perda de peso e pode causar diarréia. O consumo deve ser de 2 colheres de chá por dia, não mais do que esta quantidade.

Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.

22 de abril de 2010

SAL

Sal faz mal?
O sal contém sódio, iodo e cloro. O sódio é importante para o equilíbrio dos fluidos corporais, para o controle da absorção e transporte de alguns nutrientes e para a transmissão de impulsos nervosos. O problema está no consumo excessivo de sódio, que leva ao edema e ao aumento da pressão arterial.
O corpo necessita de uma quantidade muito pequena de sódio(500mg/dia)para manter as funções orgânicas. Os alimentos já contêm sódio e a quantidade fisiológica deste mineral é atingida por meio do consumo dos mesmos.
Deve-se, portanto, evitar o exagero do sal adicionado na alimentação.Os brasileiros consomem, em média, o dobro da recomendação diária de sal, a qual equivale a uma colher de chá.
Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais!

EVITE: molhos e temperos industrializados (shoyu, catchup, mostarda, caldo de carne), embutidos (salsicha, mortadela, presunto, lingüiça, salame...), conservas (palmito, azeitona, milho, ervilha..), queijos amarelos, bacalhau, carne seca, defumados e o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote.

MUITO CUIDADO com alimentos “diet”, “light” e “zero” , pois contêm edulcorantes como ciclamato de sódio e sacarina sódica, que elevam o teor de sódio dos alimentos.

Além do controle de sódio, uma dieta rica em potássio também auxilia na redução da pressão arterial.

FRUTAS com grande quantidade de potássio:

•Laranja-pêra
•Maracujá
•Banana
•Melão
•Fruta-do-conde
•Abacate
•Figo
•Jaca
•Mamão
•Goiaba
•Uva
•Kiwi
•Mexerica


OUTROS ALIMENTOS
com grande quantidade de potássio

•Lentilha
•Feijão
•Amendoim
•Amêndoa
•Uva-passa
•Ameixa seca
•Nozes
•Pão integral
•Grão-de-bico
•Avelã
•Soja

Os efeitos da presente orientação só serão efetivos quando associados a uma alimentação equilibrada e não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.
Site Fernanda Magro - Nutricionista Jundiaí